boobox

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Maiores e menores alfabetos do mundo

Dentro da enorme variedade de  idiomas que há no mundo há alguns que destacam por sua peculiaridade. Este é o caso do Khmer, o idioma oficial do Camboja, cujo alfabeto é o mais longo do mundo com 72 letras das quais 32 são vocais. Pelo contrário, sua gramática é tremendamente simples comparada com o português. Não existem os tempos verbais, nem o gênero, nem o número e também nem os artigos.

No outro extremo do grande número de idiomas existentes, encontramos com o Rotokas, que é falado na ilha de Bougainville pertencente a Nova Guiné. Seu abecedário somente contém 12 letras do alfabeto latino moderno, isto é, do mesmo tipo que as do português. Utiliza as mesmas cinco vogais de nosso idioma e só sete consoantes.
Há um idioma inclusive mais simples. Trata-se do Pirarrã, uma língua não escrita, que portanto não dispõe de nenhum alfabeto, falada pelos indígenas pirarrãs, um povo monolíngue e semi-nômade que habita as margens do rio Maici, um afluente do rio Madeira no Amazonas. Os pirarrãs só emitem 10 tipos diferentes de fonemas. Não se sabe com segurança o número de pessoas que ainda usam o idioma, mas o último censo de 2004 revelou que só restavam 150.

Nenhum comentário: