boobox

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Calendários de 28 anos atrás podem ser usados para 2010

Muito interessante como curiosidade, mas uma tremenda babaquice como campanha ecologicamente correta. É que a associação ecologista mais importante da Itália, Legambiente, celebrando seu 30º aniversário, lançou uma campanha para promover a reciclagem e o consumo responsável com a reutilização de calendários antigos.


Calendário 1982

Curiosamente ocorreu-lhes a estupenda ideia de que todos saquemos nossos calendários de 28 anos atrás que todo mundo seguramente ainda conserva no fundo de uma gaveta empoeirada. O motivo é que a cada 28 anos os calendários são exatamente iguais em todas as datas.

Como isto é possível?
É possível por que a cada ano pode começar em um dos sete dias da semana, pelo qual existiriam 7 calendários possíveis. Mas não podemos esquecer que alguns anos são bissextos. Portanto a quantidade de calendários diferentes são só 28. Uma explicação mais detalhada: se os anos bissextos repetem-se a cada 4 anos e os calendários normais a cada 7, o ciclo deve durar 28 anos (mínimo comum múltiplo).
Difícil de entender? Não importa... importante mesmo é que a partir de agora você nunca mais jogue um calendário no lixo pois daqui a 28 anos ele lhe será super útil.

Fonte:http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=10563

Nenhum comentário: