boobox

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Vida artificial pode ser criada ainda em 2010


Há alguns meses publicamos que o controverso cientista Craig Venter prometia entregar a primeira espécie de vida sintética até o final de 2009.
Agora, o pesquisador estadunidense afirma que Synthia — a sigla da nova vida sintética que ele pretende criar — será feita em laboratório no início de 2010. Synthia é o nome popular para uma espécie que tem especificações genéticas mínimas para ter vida bacterial, baseadas no DNA de um micróbio chamado de Mycoplasma genitalium.
Em janeiro de 2008, Venter anunciou a criação do genoma sintético do M. genitalium, meses após demonstrar uma tecnologia que possibilita a inserção do DNA em uma célula bacterial viva. O cientista e sua equipe agora trabalham para permitir que o DNA inserido não seja rejeitado pela célula hospedeira. Além desta pesquisa, outras equipes trabalham para construir células completamente sintéticas.
O pesquisador George Church, da Universidade de Harvard, anunciou recentemente que sua equipe criou um ribossomo com um sistema de auto-montagem de proteínas. A equipe acredita que o próximo passo, que deve acontecer já em 2010, será fazer com que os ribossomos sintéticos se auto-repliquem.
Fonte: http://hypescience.com/25684-vida-artificial/

Nenhum comentário: