boobox

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vencedores do Ignobel 2009

Medicina veterinária
Catherine Douglas e Peter Rowlinson, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, foram os ganhadores com a pesquisa que provou que vacas produzem mais leite quando elas têm nomes. Catherine Douglas dedicou o prêmio a Purslane, Wendy and Tina – “as vacas mais gentis que já conheci”, disse a pesquisadora em seu discurso.


Paz
Stephan Bolliger, Steffen Ross, Lars Oesterhelweg, Michael Thali e Beat Kneubuehl, da Universidade de Bern, na Suíça. Os pesquisadores determinaram se é melhor levar uma pancada na cabeça com uma garrafa de cerveja cheia que vazia.


Biologia
Fumiaki Taguchi, Song Guofu e Zhang Guanglei, da Universidade de Medicina de Kitasato, no Japão. Os cientistas provaram que a massa de restos orgânicos pode ser reduzida em até 90% com a utilização de bactérias extraídas das fezes de pandas gigantes.


Medicina
Donald Unger, pesquisador independente, que investigou a possível causa da artrite nos dedos. De acordo com Unger, ele estralava os dedos de sua mão esquerda diariamente durante 60 anos – mas não os da mão direita.
» Porque nossas articulações estalam? Isso as ‘engrossa’?


Economia
Diretores, executivos e auditores de quatro bancos islandeses, que mostraram que pequenos bancos podem se tornar enormes bancos, e vice-versa.


Física
Katherine Whitcome, da Universidade de Cincinnati, Daniel Lieberman, da Universidade de Harvard, e Liza Shapiro, da Universidade do Texas, todas nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram os motivos pelos quais mulheres grávidas não caem devido ao peso da barriga.


Química
Javier Morales, Miguel Apatiga e Victor Castano, da Universidade Nacional Autônoma do México, que criaram diamantes a partir de tequila.


Literatura
O prêmio foi para a polícia irlandesa, que escreveu e entregou mais de 50 multas ao motorista com mais infrações de trânsito do país, o polonês Prawo Jazdy.


Saúde pública
Elena Bodnar, Raphael Lee e Sandra Marijan, de Chicago, nos Estados Unidos. O trio inventou o curioso sutiã que rapidamente se transforma em um par de máscaras de gás – um para a usuária do sutiã e outro para algum outro cidadão necessitado. Elena Bodnar presenteou os ganhadores do Nobel com a sua criação.


Matemática
Gideon Gono, presidente do Banco Central do Zimbábue, que imprimiu nas notas as cifras que vão de um centavo a uma centena de trilhões de dólares, tudo para “facilitar” a compreensão a população com a complicada situação financeira do país.


Fonte:http://hypescience.com/ganhadores-do-premio-ig-nobel-2009/

Nenhum comentário: