boobox

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aranha vegetariana

A revista Current Biology descreve um aranha que vive no Mèxico e Costa Rica como sendo a primeira a comer apenas plantas. Há contudo uma ressalva no artigo: de vez em quando o animal não resiste e costuma comer larvas de um espécie de formiga que vive no mesmo ambiente delas, as folhas de acácia.
“Ainda não fiz experimentos controlados para ver se essa pequena proporção de proteína e gordura animal é indispensável para a aranha. Para isso, preciso obter permissão para importar a espécie e criá-la em laboratório”, conta Chris Meehan, doutorando do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Arizona (EUA).
Seja como for, a aranha é a primeira entre as 40 mil espécies do mundo a comer praticamente só plantas. Os pesquisadores explicam que a aranha costuma fatiar e picotar as pontas das folhas de acácia e usa as quelícera, apendes fixos na boca, para mastigar.
“Pode ser que as poucas larvas que ela come tragam bactérias da flora intestinal das formigas, as quais ajudam a aranha a digerir as pontas das folhas”, diz Meehan.

Nenhum comentário: