boobox

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Prêmio ignobel

Estamos nos aproximando da 19ª edição do evento mais esperado da ciência (bizarra). O IgNobel acontece dia primeiro de outubro e celebra as descobertas mais criativas dos laboratórios do mundo todo. Abaixo os vencedores do ano passado


2008
Nutrição
:Massimiliano Zampini e Charles Spence
Estudo :Criação de um aparelho eletrônico que modifica o som produzido quando pessoas mastigam chips de batata, dando a impressão ao ouvido que são mais crocantes e frescas do que realmente são.


Paz: O Povo da Suíça, por ter adotado o principio legal de que as plantas têm dignidade.
Estudo: "A dignidade dos seres vivos relativa às plantas. Considerações morais sobre as plantas no interesse delas próprias."

Arqueologia :
Astolfo G. Mello Araújo e José Carlos Marcelino Universidade de São Paulo, Brasil
Artigo: "O papel do tatu no movimento arqueológico dos materiais: uma abordagem experimental", mostrando como os tatus podem prejudicar os esqueletos existentes nos sitios arqueológicos.

Biologia: Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert, e Michel Franc Escola Nacional de Veterinária de Toulouse, França
Pesquisa mostrando que as pulgas que habitam os cachorros podem pular mais alto do que aquelas que habitam os gatos.

Medicina :Dan Ariely, Rebecca L. Waber, Baba Shiv e Ziv CarmonDuke University (USA), MIT (USA), Stanford University (USA) e INSEAD (Singapore)
Pesquisa demonstrando que os remédios falsificados mais caros são mais eficientes do que os remédios falsificados mais baratos.

Ciência do Conhecimento: Toshiyuki Nakagaki e mais seis cientistas.Hokkaido University, Japão, Nagoya, Japão, Hiroshima University, Presto JST, Tohoku University, e University of Szeged, Hungria
Demonstração de que moldes feitos de lama podem resolver quebra-cabeças.

Economia: Geoffrey Miller, Joshua Tybur e Brent JordanUniversity of New Mexico, USA
Descoberta de que as dançarinas de Lap-Dance recebem gorjetas maiores quando estão no período de ovulação (umas duas semanas antes da menstruação).Obs.:Lap-Dance é uma dança em que dançarinas semi-nuas se enfregam no cliente ou sentam em seu colo.O período fértil da mulher (cerca de dez dias) tem na ovulação o centro aproximado desse período.

Física: Dorian Raymer e Douglas SmithOcean Observatories Initiative at Scripps Institution of Oceanography, USA, e University of California, San Diego, USA.
Demonstração matemática de que um amontoado de cordas, um chumaço de cabelos, ou qualquer coisa parecida, inevitavelmente se enrolarão formando nós.

Química: Sharee A. Umpierre, Joseph A. Hill e Deborah J. Anderson (grupo 1) e Chuang-Ye Hong, C.C. Shieh, P. Wu, e B.N. Chiang (grupo 2)University of Puerto Rico, The Fertility Centers of New England (USA), Boston University School of Medicine and Harvard Medical School (USA) (grupo 1) e Taipei Medical University de Taiwan (grupo 2)
Descoberta de que a Coca-Cola é um espermicida eficiente (grupo 1), e a descoberta de que a Coca-Cola não é um espermicida eficiente (grupo 2).

Literatura: David SimsCase Business School, Londres, Reino Unido
Pelo seu livro: "Seu bastardo: Uma exploração narrativa do sentimento de indignação dentro das organizações."

Lista completa: http://www.amattos.eng.br/Public/Premio_IGNOBEL/ig-nobel.htm

Nenhum comentário: