boobox

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Coisas famosas que foram inventadas por acaso

Fogos de Artifício
2000 anos atrás, na China, um cozinheiro desastrado misturou carvão, enxofre e salitre - itens bem fáceis de se encontrar em qualquer cozinha da época -, ingredientes que acabaram explodindo enquanto estavam sendo comprimidos em um pedaço de bambu e pegaram fogo por acaso.
Não há registros que digam o estado do cozinheiro após o ocorrido.


Batatas Chips
George Crum era um insatisfeito consumidor de batatas fritas, sempre as achava pouco crocantes e muito cheias de óleo. Como era um chefe de cozinha, decidiu cortá-las de forma diferente (em finas fatias) e depois fritar tudo em um belo e lindo óleo quase fervendo. Com uma pitada de sal elas deixavam as queridas french fries para trás facilmente. George as inventou no ano de 1853 e só depois de 1920 que elas começaram a ser vendidas em saquinhos, quase como as comemos hoje em dia.


Mola Maluca
Em 1943, o coordenador naval Richard James estava tentando desenvolver uma mola que suportasse e estabilizasse o equipamento sensível que estava em seus navios. Uma das molas acidentalmente caiu em uma escada e o resto é história.
Quando chegou ao mercado, em 1945, em apenas meia-hora mais de 400 unidades da “Mola Maluca” foram vendidas, hoje as vendam já ultrapassam os 250 milhões de unidades vendidas.
Nada mal, Richard.


Sacarina
A sacarina é o adoçante mais velho do mundo e foi descoberto em 1879 por Constantine Fahlberg, um pesquisador meio porquinho que após alguns trabalhos foi almoçar esquecendo de lavar as mãos. Quando foi comer um pedaço de pão sentiu um gosto doce era ela sendo descoberta totalmente por acaso.
Em 1884 a sacarina começou a ser produzida em massa e só nos anos 60 e 70 que as vendas estouraram de vez, com a chegada dos refrigerantes diet.


Post-it
Em 1968 um cientista da 3M, Dr. Spencer Silver, desenvolveu um adesivo de pouca adesão, que não deixava marcas e era de fácil remoção. Durante cinco anos Spencer divulgou seu produto, através de seminários e informalmente, mas não teve muito sucesso. Em 1974 um amigo de Spencer, Art Fry, que cantava no coro da igreja, ficou frustrado porque suas fichas caiam com frequência. Foi então que surgiu a idéia de grudar as fichas com a cola que seu amigo havia inventado. Então ele desenvolveu a idéia e a 3M lançou o produto em 1977, em 1980 os Post-its já estavam sendo vendidos em diversos lugares do mundo.
Hoje, ele é encontrado em mais de 100 países.


Microondas
Ele está em praticamente todas as casas do mundo e tem uma das histórias mais interessantes dentro todos estas “coisas famosas inventadas por acaso”. Percy Spencer trabalhava na empresa Raytheon fabricando magnetrons para aparelhos de radar. Um dia ele estava trabalhando em um de seus aparelhos e sentiu uma sensação estranha, percebeu logo após que uma barra de chocolates que estava no seu bolso havia derretido.
O microondas não foi a única “descoberta” de Percy, ele ainda patenteou mais de 150 invenções.


Corn Flakes
Em 1894 John Harvey Kellogg - superintendente do sanatório de Battle Creek - e Will Keith Kellogg eram adventistas do sétimo dia e estavam procurando alimentos integrais para alimentarem os pacientes que também eram a favor da dieta do vegetarianismo. Queriam também mudar um pouco os hábitos dos ricos que comiam muita carne e outras coisas pesadas no café da manhã, sendo assim, ele pegou um grão de milho, o amassou e depois torrou no forno. Os pacientes adoraram.
Em 1906 formaram a companhia Battle Creek Toasted Corn Flake Company e houve muitas brigas entre os irmãos. John, como médico, não queria que o irmão adicionasse açúcar na receita. Mas Will era um homem de negócios e acreditava que aquilo chamaria a atenção de todos. Will estava totalmente certo.

Fonte: haznos

Nenhum comentário: