boobox

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Algas de coral têm "olhos", afirma estudo

As algas unicelulares que se abrigam no interior de corais duros e propiciam aos recifes suas cores vibrantes podem ter capacidade de visão, de acordo com um novo estudo.
As algas, conhecidas como zooxanthellae, apresentam misteriosos depósitos assemelhados a cristais e compostos de ácido úrico, um elemento comum a muitas das estruturas que refletem a luz nos olhos de insetos e animais.
A substância havia sido identificada incorretamente nas algas, em estudos anteriores que a classificaram como um oxalato de cálcio, composto encontrado com frequência em vegetais, afirmaram os pesquisadores.
Os aglomerados de cristais das algas refletiram fortemente a luz, em experiências de laboratório, sugerindo que na verdade eles "formam na prática um olho funcional", de acordo com Kazuhiko Koike, da Universidade de Hiroshima, no Japão, um dos co-autores do estudo.
Cada um dos organismos unicelulares também contém uma molécula dotada de capacidade fotorreceptora, que cria uma 'posição ocular'.
As posições oculares são áreas sensíveis a luz que permitem a organismos simples, como as águas-marinhas e algumas outras algas, perceber os ambientes que os rodeiam.
Outros tipos de dinoflagelados - organismos unicelulares aquáticos entre os quais se inclui a zooxanthelle - apresentam ao menos quatro variações distintas de posições oculares, informou Koike.
Mas ele acredita que o tipo de posição ocular recentemente encontrada seja única das formas de vida que vivem em corais
Plantas com olhos , que legal ,me faz lembrar do pokemon , bellsprout vá !!!
Fonte:http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/search?updated-max=2009-08-08T01%3A51%3A00-03%3A00&max-results=10

Nenhum comentário: