boobox

terça-feira, 28 de julho de 2009

O único animal condecorado na guerra

Cher Ami (Querido Amigo em Francês) foi o único animal condecorado com a Croix de Guerre. E não é para menos, já que este pombo correio da Primeira Guerra Mundial foi o responsável por entregar 12 mensagens de vital importância ao quartel general estadunidense na França e salvar a vida de aproximadamente 200 homens.
Os alemães, que estavam alertados da utilização de pombos por parte dos estadunidenses, implementaram um grupo de atiradores em terra e até um pelotão de águias treinadas especificamente para caçar os mesmas, motivo pelo qual Cher Ami teve que enfrentar uma infinidade de perigos a cada viagem.

A mensagem que lhe valeu a medalha foi a que ajudou a resgatar o Batalhão 77, que tinha se perdido nas linhas inimigas durante a Batalha de Argonne, em 4 de Outubro de 1918. Cher Ami, apesar de ter fortemente ferido por causa de fragmentos de bala de um tiro contra seu peito, e, pelo qual, perdeu a visão de um olho, uma pata, e ficou empapado em sangue, seguiu voando até chegar ao quartel de Verdun, onde entregou a mensagem.Foi desta maneira que graças às coordenadas obtidas na mensagem, conseguiram salvar 200 vidas. Depois desta façanha foi declarado Herói de Guerra e aposentado. Ao morrer foi embalsamado e hoje está exposto junto a sua medalha no Museu Nacional de História Americana. Um dos soldados salvos pelo pombo posteriormente lhe dedicou um poema que se tornou muito popular.
Fonte: mdig

Nenhum comentário: