boobox

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Foguete de ions reduziria a duração da viajem a marte de 6 meses para

Com a tecnologia atual de foguetes, levaria seis meses para chegarmos até Marte. E com a tecnologia de motores a íons baseada em energia nuclear? Aí só levaria seis semanas.
Motores a íons não são fortes o suficiente para levantar um foguete até entrar em órbita, mas tornariam a viagem a Marte bem mais rápida quando a nave já estivesse no espaço.
Motores a íons aceleram átomos eletricamente carregados, ou íons, através de um campo elétrico, assim empurrando a espaçonave na direção oposta. Esse tipo de motor gera muito menos empuxo que foguetes movidos a energia química, o que significa que eles não conseguem escapar sozinhos da gravidade da Terra.
Mas, já no espaço, eles podem dar um impulso contínuo por anos, como uma brisa contínua na parte de trás de um barco a vela, acelerando gradualmente a nave até ela se mover mais rápido que foguetes químicos.
Se conectados a um reator nuclear a bordo, um motor a íon poderia levar uma nave a Marte em meros 39 dias, o que faria uma viagem dessas valer a pena. Claro, primeiro eles precisam descobrir como colocar um reator nuclear em uma espaçonave e construir um motor a íon muito bom. Feito isso, s'imbora pra Marte!
Fonte: gizmodo

Nenhum comentário: