boobox

domingo, 5 de abril de 2009

Orkut e youtube ajudam na produtividade do trabalho

Seu chefe o pegou usando o Orkut no trabalho? Argumente que, de acordo com estudos da Universidade de Melbourne, essas redes de interação social, quando usadas no trabalho, fazem com que você se torne um trabalhador melhor. A pesquisa mostra que se divertir na internet, durante as horas de trabalho, pode aumentar sua produtividade.
A conclusão da pesquisa foi que, pessoas que usam a internet para interagir com outras durante o trabalho, produzem 9% a mais do que outros que “se comportam”.
O autor do estudo, Brent Coker, professor do departamento de marketing, diz que o “uso da internet para lazer no trabalho” (em inglês, eles resumiram a expressão para WILB), ajuda a aumentar a concentração dos funcionários.
“As pessoas precisam se desligar um pouco para conseguir se concentrar, efetivamente, em alguma atividade” explica Coker. “Pausas curtas, como uma olhadela rápida no orkut, possibilitam que a mente resista, depois, a distrações. O resultado é uma maior produtividade” conclui.
O estudo, que analisou 300 voluntários, mostrou que, em 70% dos casos o WILB ajuda as pessoas a se concentrarem mais.
Entre as atividades de WILB mais populares estão: procurar informação sobre determinados produtos, ler sites de notícias, jogar online e, por fim, assistir vídeos no YouTube.
“Empresas gastam muito dinheiro em softwares que impeçam seus funcionários de acessar sites de redes sociais, e usam o pretexto de que isso impede a produtividade do indivíduo. Agora, sabemos que isso está incorreto” afirma Coker.
No entanto, os pesquisadores admitem que os resultados só fazem sentido quando tratam do uso moderado de WILB. Não pense que ficar no orkut o dia todo irá fazer com que seu chefe o ache o mais eficiente dos funcionários. [Reuters]
Fonte : http://hypescience.com/

2 comentários:

join disse...

eu sabia ......

Nirtake disse...

Hm, bom saber vo até salvar essa matéria aqui no favoritos