boobox

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Diamante não é o material mais duro do mundo

Dois materiais, lonsdaleíta e wurtzita, acabaram de ser reconhecidos como sendo mais duros que diamantes.Ambos são excessivamente raros na natureza e ambos são formados sob condições de esmagamento e chamuscamento. A lonsdaleíta é um material primo do diamante, um arranjo hexagonal de átomos de carbono 58% mais forte que o seu parente tremeluzente, de acordo com uma simulação de computador do seu comportamento. Ela é forjada na natureza durante impactos de asteróides.O outro mineral, o nitrato de boro de wurtzita, é ainda mais enigmático. Ele vem junto com erupções vulcânicas especialmente violentas e possui ligações atômicas flexíveis. Quando colocado sob estresse ele endurece até tornar-se 18% mais duro que um diamante.
Fonte: gizmodo

4 comentários:

Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Alberto disse...

Interessante, mas eu ainda creio que estes não são os materiais mais duros existentes no planeta, do mesmo modo que nós descobrimos estes materiais em uma época que achamos que não tinha mais nada a ser descoberto nós poderemos descobrir mais materiais futuramente. :)

Anônimo disse...

Esses materiais são considerados diamantes negros, já que ao contrario dos diamantes na terra criados pela compressão de carbono são criados no espaço pela descompressão do carbono em colisões.

Lima disse...

Lima. Curioso, é o facto se realmente a ser verdade porque a ciencia não altera o facto de se pensar que é o diamãnte o mais duro. comprimentos.