boobox

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

História do Tio Sam

Todo mundo fala que os Estados Unidos é a terra do Tio Sam.Mas você saberia dizer de onde surgiu esse cara?
A personificação da nação mais poderosa do planeta tem data de nascimento: 1812. Naquele ano, foi feito o primeiro esboço do que se tornaria, anos mais tarde, um dos desenhos mais famosos do mundo.
Segundo dados históricos da literatura americana, o Tio Sam teria sido criado por soldados americanos no norte do Estado de Nova York. Baseados lá durante ações militares, eles recebiam barris de carne com a inscrição U.S. estampada, em referência a United States (Estados Unidos, em português).
Fazendo brincadeiras ao citar as duas iniciais, eles diziam que as letras U e S se referiam, na verdade, a Samuel Wilson, o dono da companhia que fornecia os enlatados de carne. Ou seja, "Uncle Sam". Com a paródia, o apelido do "Tio Sam" foi ganhando popularidade.
Já em 1870, o cartunista Tomas Nast desenhou a imagem de quem poderia ser o Tio Sam, inspirando-se nos traços faciais de Abraham Lincoln, presidente americano que era considerado um herói nacional. A partir disso, o Tio Sam, além de uma história fictícia, passou a ter, também, uma face.
A versão com o dedo apontado no ângulo de quem olha a caricatura foi criada em 1917 pelo artista James Flagg, que acrescentou a frase I Want You (que em português significa "eu quero você"), encomendada pelas Forças Armadas americanas para o recrutamento de soldados na Primeira Guerra Mundial.

Fonte:http://kiwicomqueijo.blogspot.com/2009/01/voc-sabe-quem-era-o-tio-sam.html

Um comentário:

daniel monteiro de souza disse...

caracas a cultura americana apesar de meio patética tem coisas até culturalmente consideráveis!!!!!!!!!