boobox

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Topsy a elefanta morta na cadeira elétrica

A elefanta foi eletrocutada no Luna Park de Conney Island no ano 1903. Eram os tempos turbulentos do início da eletricidade e de todos os horrores que viriam a cargo do século XX.Topsy tinha 28 anos e fora até então uma das principais atrações do parque, uma magnífica elefanta de três toneladas que fazia as delícias dos visitantes. No entanto, seus violentos arrebatos causaram a morte de três homens em menos de três anos, o último deles o seu cuidador bêbado, que lhe dava cigarros acesos para comer.
Os proprietários do Luna Park decidiram desfazer-se de Topsy. Tentaram cenouras untadas com cianureto, mas não funcionou. Então ocorreu-lhes a idéia de ganhar dinheiro com o assunto e anunciaram que Topsy seria enforcada publicamente por seus crimes. O anúncio trouxe os protestos dos poucos defensores dos animais, que consideraram que pendurar um elefante era desumano, de forma que buscaram outra solução.

A outra cara de Edison
Foi então quando o prestigiado Thomas Alva Edison em pessoa propôs que utilizassem um sistema que ele e um de seus colaboradores estavam desenvolvendo há alguns anos. Concretamente desde 1890, ano da primeira execução com cadeira elétrica no estado de Nova York. As associações protetoras dos animais considerou que fritar um elefante era uma forma menos cruel de matá-lo.
Casualmente, a companhia de Edison, promotora da corrente contínua, disputava então o controle do sistema elétrico estadunidense com a companhia Westinghouse. Para desacreditar seu adversário, Edison tinha declarado que o sistema de corrente alterna da Westinghouse era uma verdadeira ameaça para os lares, e aquele experimento ajudaria o demonstrar esta afirmação. Não em vão, já tinham passado dez anos eletrocutando cães e gatos em seus laboratórios para demonstrar os perigos da corrente alternada.
Finalmente Edison enviou seus técnicos, que colocaram Topsy sobre uma plataforma metálica e dispuseram em torno dela todo tipo de eletrodos, na cabeça e nos pés. Mais de 1.500 pessoas se juntaram em Coney Island para presenciar a execução. A pobre Topsy desabou em questão de segundos. Edison registrou as imagens numa câmera de sua própria invenção e dedicou-se depois a exibi-las por todo o país com grande sucesso: "Electrocuting an elephant", toda uma demonstração dos inconvenientes da corrente alternada. (Ver vídeo ao final do post)
Após a morte de Topsy, o Luna Park foi destruído por um terrível incêndio. Hoje em dia o filme de Edison é a única lembrança do fato.



Fonte: mdig

Nenhum comentário: