boobox

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Theremin

Imagine um instrumento musical que é tocado sem que o músico encoste, sopre ou tenha contato direto com ele. Parece estranho, mas ele existe mesmo e se chama Theremin.
O teremin foi inventado por um cara chamado Lev Sergeivitch Termen, que nasceu na Russia e trabalhava para a KGB nos anos 10. Lev passou sua vida fazendo equipamentos eletrônicos de espionagem para os russos até que um belo dia, após se decepcionar com a guerra, abandonou a espionagem e resolveu se dedicar integralmente à sua paixão, o violoncelo e a musica.
No meio da década de 20 ele fugiu para os Estados Unidos onde adotou o nome de Leon Theremin. E foi graças a este nome que o instrumento inventado por ele se popularizou. Leon estava ainda na Rússia, o ano era 1919 e ele chamou de Thereminvox, provavelmente um dos primeiros -senão o primeiro - instrumento musical eletrônico do mundo.
Um dia, ele estava mexendo num radio e percebeu que seu corpo afetava a recepção do mesmo ao aproximar a mão da antena. Com este conceito ele aprimorou a recepção e construiu uma caixa cheia de válvulas como a dos rádios daquela época e adaptou nela duas antenas. Uma antena ficava do lado esquerdo na horizontal e outra no lado direito na vertical.
Através da proximidade com a antena no lado direito da caixa, o musico poderia alterar a freqüência (que pode ser como as notas musicais) apenas aproximando ou afastando a mão dessa antena.
E com a antena no lado direito, quanto mais próximo o musico move a mão, mais silencioso o efeito sobre o som. Quanto mais afastar a mão, mais alto o som.
O resultado pratico disso é que o instrumento faz um tipo de som de interferência, que parece um gemido, mas nas mãos de quem sabe brincar com a interferência de rádio, a coisa é incrível.
O instrumento é pouco conhecido, mas seu som faz parte de tudo que é filme de ficção científica. geralmente é aquele barulho (você vai lembrar) que acontece quando surge um disco voador na tela.Sabe como?
O som de disco voador de filme é aquele tipo de “uuuuuuuuUUUUuuUUUUuuuuUUUUUu…” Que é feito facilmente com este instrumento musical.



Fonte : mundo gump

Um comentário:

Atentador disse...

WoW
Sinistro. :O
Mais ainda sou mais um Cachorro Grande, The Beatles, The Animals... :P

Interessante post. :D
Parabéns e feliz natal. :P