boobox

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Camarão produz termperatura da superfície do sol


Este camarão chamado snapping shrimp ou pistol shrimp, em inglês, possui garras assimétricas sendo que a maior é capaz de produzir um estalo altíssimo, que é usado como uma pistola sônica.
Esses camarões competem com animais oceânicos maiores, como cachalotes e belugas, pelo título de “animal mais barulhento do mar”.
Quando ocorre o disparo a garra lança um forte jato de água que pode atingir até 100km/h.Esse disparo gera em seu rastro uma bolha de baixa pressão, num processo chamado cavitação.Quando a pressão da bolha estabiliza, ela implode com um ruído ensurdecedor, que pode chegar a 200dB e isso tudo, ocorre num intervalo de apenas 300 microssegundos.
Usando aparelhagem adequada os pesquisadores conseguiram captar um flash de luz quando a bolha implode, que indica que a temperatura interna da bolha é a mesma da superfície do Sol, naquele momento.
Esse fenômemo é chamado sonoluminescência e, esse é o primeiro indício de um animal produzindo luz através desse efeito na natureza.
Veja no vídeo a seguir imagens impressionantes do momento em que uma outra espécie de camarão é alvejada pelo equipado crustáceo.

fonte: bocaberta

Um comentário:

Nirtake disse...

foda esse coiso ai aushauhas

Ja passo sobre ele no fantastico