boobox

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Inglesa identifica câncer raro em foto de bebê

A inglesa Madeleine Robb identificou um tumor maligno raro nos olhos da filha de uma amiga que mora no Estado americano da Flórida por meio de uma foto enviada por e-mail.Robb, que mora na cidade de Stretford, no sudoeste da Inglaterra, conheceu a americana Megan Santos em um fórum na Internet porque suas filhas haviam nascido no mesmo dia.
As duas começaram a trocar e-mails com freqüência, mas nunca se conheceram pessoalmente.
Em uma das mensagens enviadas por Santos, ela adicionou fotos do aniversário de um ano de sua filha, Rowan. Ao ver as fotografias, Robb percebeu uma mancha branca nos olhos da menina e enviou um e-mail para a amiga aconselhando que procurasse ajuda médica.
Santos levou sua filha ao médico, que a diagnosticou com um tipo raro de câncer conhecido como retinoblastoma. O tumor atinge principalmente as crianças e pode ser fatal se não for tratado no estágio inicial.
ReflexoRobb conta que assim que viu as fotografias sabia que algo estava errado, já que o reflexo branco nos olhos de Rowan aparecia em todas as imagens.
"Eu reconheci por causa de algo que li em um artigo no jornal", disse.
"Enviei um e-mail para Megan dizendo que seria importante ela checar a mancha com um médico", afirmou.
A mãe decidiu levar a criança ao médico no mesmo dia e disse que nunca poderá agradecer à amiga por correspondência o suficiente.
"Se Madeleine não tivesse percebido isso, talvez iríamos demorar para levar Rowan ao hospital", disse.
A criança irá perder o olho esquerdo, mas os médicos afirmam que as chances de sobrevivência da menina são muito maiores porque a doença foi diagnosticada no estágio inicial.
"Eu gostaria de poder encontrar Madeleine pessoalmente e dar-lhe um abraço, já que ela é a razão pela qual vamos ter nosso bebê no seu segundo aniversário", disse Santos.
BBC Brasil

Nenhum comentário: