boobox

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Âmbar cinzento ,o vômito de baleia usado na fabricação de perfumes

O âmbar cinzento é um ingrediente usado na fabricação de perfumes finos. Algumas pessoas descrevem seu aroma como incompreensivelmente "suave". Alguns dizem que é almiscarado, terrestre, doce, ou simplesmente indescritível. Com exceção da sua cor única, o âmbar tem uma característica que causa fixação do aroma - nos perfumes, faz com que o aroma se fixe na superficíe da pele e fique por lá, ao invés de evaporar rapidamente. O âmbar cinzento é formado nos intestinos da baleia cachalote. A baleia vomita esse âmbar porque aparentemente ela não consegue digerir. Os cientistas descobriram que os esporões da lula pisam o âmbar cinzento, levando muitas pessoas a supor que o âmbar cinzento é uma secreção que protege o trato digestivo da baleia cachalote dos arranhões daqueles esporões duros.
Quando uma baleia vomita o âmbar cinzento, no início, ele ainda é macio e tem um cheiro terrível. Alguns biólogos marinhos o comparam com esterco de vaca. Mas depois de flutuar no oceano salgado por cerca de uma década, a substância endurece até ficar cerosa e macia, uma peça geralmente redonda do paraíso das narinas. O cheiro de esterco sumiu, sendo substituído por um aroma que é famoso há centenas de anos, provavelmente mais. Além de seu uso na indústria de perfumes, dizem que é um afrodisíaco, um remédio homeopático e um excelente condimento para comida.
E é um item de colecionador, pois o âmbar cinzento é escasso. Nenhuma outra baleia além da cachalote o produz, e quando a baleia o regurgita, é em algum lugar no meio do oceano. Poucos anos depois, é a vez de alguém encontrar um pedaço do âmbar, de primeira categoria, em algum ponto de uma praia. O que o torna extremamente valioso, mas não como já foi um dia. Os químicos fizeram uma réplica sintética de algumas características do âmbar cinzento, tornando-o um componente menos necessário nos perfumes. Mas ainda é valioso por ser raro, e certamente os fabricantes de perfume ainda insistem nele. Em alguns países, incluindo os Estados Unidos, as leis sobre as espécies ameaçadas tornam ilegal a compra ou venda do âmbar. Claro que isso apenas o torna mais desejável em certos círculos. Experts dizem que atualmente o grama do âmbar cinzento custa de US$10 a US$20, dependendo da sua qualidade. Mas questões legais podem dificultar sua venda, dependendo de onde o âmbar cinzento aparece.
Identificar o âmbar cinzento é a parte complicada. Na maioria das vezes, quando as pessoas consultam um especialista para analisar um pedaço de uma substância cerosa encontrada na praia, certos de que tiraram a sorte grande, descobrem que acabaram levando cera, rocha ou restos petrificados de um animal.
O âmbar cinzento é branco, cinza, preto ou das três cores. Tem uma dura textura cerosa e um agradável cheiro incomum. Além disso, não há muito mais o que dizer. Mas existem alguns testes que podem ser feitos em casa para descobrir se você deve levar a tal substância cerosa para um especialista.
Teste da agulha Aqueça uma agulha no fogo por 15 segundos, e depois insira a agulha uns 3 cm na substância. Ela derrete ao redor da agulha formando uma poça de líquido preto borbulhante e espesso? Quando você toca esse líquido, você fica com um resíduo pegajoso nos dedos? Quando reaquece a agulha, coberta da substância derretida, sai uma fumaça branca?
Teste de álcool metílico Uma amostra da substância dissolve em álcool metílico quente e cristaliza quando o álcool esfria?
Se a substância passar nestes testes, o próximo passo é levar até um laboratório. Os químicos farão testes com ácido benzóico e colesterol na amostra. Se as amostras indicarem ser âmbar cinzento, a essa altura, estará confirmado, embora as empresas de perfumes geralmente peçam mais testes químicos antes de comprar o pretenso vômito de baleia. Ainda assim alguns especialistas dizem que o único teste que pode identificar o âmbar cinzento de forma absoluta é um olhar experiente e a identificação do seu aroma.
FONTE : http://ciencia.hsw.uol.com.br/vomito-baleia.htm

2 comentários:

hilary cats disse...

mtOw legal......interessantih paks.!

bjOw!!!!

Paulo Vinicius Santos disse...

Gostei sim da informação. Foi esclarecedora pra mim....